Renata Mallard

Renata Mallard – Fotografia como memória e poesia

Renata Mallard é artista visual e fotógrafa profissional. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG, com pós-graduação em Paisagismo, ampliou sua pesquisa sobre estética, espaço e narrativa visual ao cursar um Master na escola de Design ELISAVA, em Barcelona – Espanha. Sua trajetória acadêmica e artística também inclui formações em pintura a óleo, desenho de observação e grafite, que dialogam com sua produção contemporânea.

Seu olhar transita entre a arquitetura, a paisagem e a presença humana. Através da fotografia, desenvolve projetos autorais e documentais que investigam memória, tempo e contexto, sempre com forte sensibilidade poética e estética. Seus trabalhos já foram reconhecidos em premiações internacionais, consolidando sua atuação como uma artista que articula técnica, reflexão e expressão com autenticidade e profundidade.

“Eu gosto de fotografar o que está acontecendo, o que as pessoas fazem no seu cotidiano. Não se trata de estar com maquiagem ou na melhor roupa. É sobre capturar a vida real.”

Depois de anos dedicados à arquitetura, Renata fez uma transição corajosa para a fotografia, levando consigo todo o repertório artístico de composição, forma, luz e sombra. “Eu demorei a aceitar que podia ser fotógrafa, porque meus títulos como arquiteta me prendiam”.

Para ela, a fotografia é arte, mas também é memória.

Eu percebi que a fotografia documental, especialmente de família, tem que ser mais leve. Eu não quero apenas criar arte, quero entregar boas memórias. Cada clique é um pedaço de vida congelado no tempo, permitindo que histórias sejam revisitadas em imagens autênticas e atemporais.

Renata Mallard

Entrevista para THE YAS

Entrevista para o canal ReINPULSA

Entrevista para o canal Criativamente